Única dose da vacina da Pfizer ou Moderna - Mais News

Única dose da vacina da Pfizer ou Moderna


Uma dose de vacina protege quem já teve covid-19, sugere estudo

Especialistas alertam que, sem triagem, é preciso tomar duas doses


Estudo conduzido nos Estados Unidos mostra que quem já teve covid-19 e recebeu uma única dose da vacina da Pfizer ou Moderna estaria tão protegido ou mais de quem nunca teve a doença e recebeu duas doses. 


Como não há como fazer uma triagem, a orientação de especialistas é que todos tomem duas doses. 


Os resultados dos novos estudos liderado pelo imunologista Andrew T. McGuire, do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, e outro estudo liderado pela Universidade de Nova York (NYU) são consistentes com os achados de outras duas pesquisas publicadas nas últimas semanas, uma delas pela Escola de Medicina Icahn do Hospital Mount Sinai, também de Nova York, e outra da Universidade de Maryland.


“Eles oferecem uma explicação forte sobre por que as pessoas que foram previamente infectadas pela Covid-19 devem sim se vacinar”, salientou Jennifer Gommerman, imunologista da Universidade de Toronto que não estava participando na nova pesquisa.


Outro estudo, pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram que uma segunda dose da vacina não trouxe benefícios significativos para as pessoas que tiveram Covid-19, fenômeno que também foi observado com vacinas para outros vírus. 


Nessa pesquisa, a maioria das pessoas havia sido infectada com o coronavírus oito ou nove meses antes, mas viram seus anticorpos aumentarem de cem a mil vezes quando receberam a primeira dose de uma vacina (Pfizer ou Moderna). Após a segunda dose, no entanto, os níveis de anticorpos não aumentaram mais.


Não está claro se o aumento de mil vezes nos níveis de anticorpos registrados no laboratório ocorrerá em ambientes da vida real. Mas, ainda assim, a pesquisa prova que uma única injeção é suficiente para aumentar significativamente os níveis de anticorpos, disse Florian Krammer, imunologista da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Kariane Costa / Radioagencia Nacional
Foto: (Gandul) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.