Fevereiro Verde - Mais News

Fevereiro Verde


O Fevereiro Verde é o mês de ações educativas e preventivas de combate ao câncer de vesícula biliar 


Não existem formas conhecidas para prevenir a maioria dos casos de câncer de vesícula biliar. Muitos dos fatores de risco conhecidos como idade, sexo, etnia e anormalidades no ducto biliar, estão fora de nosso controle. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco.


Manter um peso saudável é uma forma importante de uma pessoa poder reduzir suas chances de desenvolver câncer de vesícula biliar, bem como vários outros tipos de câncer. É recomendado a todas as pessoas manter um peso saudável ao longo da vida, ser fisicamente ativo e ter uma dieta saudável.


Os cálculos biliares são um importante fator de risco, a remoção da vesícula de todas as pessoas com cálculos biliares evitaria muitos desses cânceres. No entanto, os cálculos biliares são muito comuns e o câncer de vesícula biliar é muito raro, mesmo em pessoas com cálculos biliares. 


A maioria dos médicos não recomenda a retirada da vesícula de pacientes com cálculos biliares, a menos que eles estejam apresentando sintomas. Isto porque os possíveis riscos e complicações da cirurgia provavelmente não compensam o possível benefício. Alguns médicos podem recomendar a remoção da vesícula biliar se um cálculo biliar de longa data resultou em uma vesícula biliar de porcelana.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo / American Cancer Society
Foto: (Chinnapong) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.