Dia Nacional da Alfabetização - Mais News

Dia Nacional da Alfabetização


Hoje, 14 de Novembro é o Dia Nacional da Alfabetização


A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país. 


A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento. 


No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo.


Em Santa Catarina há o Alvoler – Alfabetização Voluntária Ler para Crer – é um projeto de educação informal, que tem como objetivo principal levar alfabetização e letramento a adultos analfabetos no Estado de Santa Catarina. O Alvoler, através da Metodologia de Frank Charles Laubach, que descortina um horizonte de esperança para pessoas que não tiveram o privilégio de serem alfabetizadas em idade apropriada. É através do voluntariado que efetivamente o projeto acontece. Voluntários que desejam alfabetizar participam de uma Capacitação onde recebem orientações que os preparam para alfabetizar adultos com mais de 15 anos. Além de Suporte Administrativo e Pedagógico, o Alvoler ofererce gratuitamente o material didático específico para voluntários e alunos. O Alvoler é uma iniciativa da IEADJO - Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Joinville.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista
Foto: (Processo) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.