Interdição em áreas de cultivos de moluscos de Florianópolis - Mais News

Interdição em áreas de cultivos de moluscos de Florianópolis


Secretaria da Agricultura anuncia interdição em áreas de cultivos de moluscos de Florianópolis


A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica nesta sexta-feira, 9, a interdição de cultivos de ostras e mexilhões da localidade de Freguesia do Ribeirão, Costeira do Ribeirão e Barro Vermelho, no município de Florianópolis. Está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.


A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves nessa localidade. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.


Além disso, continuam interditadas as localidades de Laranjeiras, no município de Balneário Camboriú; Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, em Florianópolis; Barra do Aririú, em Palhoça; Ponta de Baixo, em São José; Armação do Itapocorói e Praia Alegre, em Penha; e Fazenda da Armação, no município de Governador Celso Ramos.


A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.


Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.


Monitoramento constante 

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Ana Ceron / SecAgricultura SC
Foto: Reprodução / Nicole Barbieri (Divulgação)



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.