Nossa vida é uma viagem - Mais News

Nossa vida é uma viagem


Se compararmos nossa vida a uma viagem de trem, por exemplo, poderemos ter uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada. 

Se observarmos bem a nossa vida, ela é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques e desembarques, bem como de tristezas com aqueles que estão indo viajar... 


Quando nascemos, comparando com esta viagem de trem, ao embarcarmos em um vagão, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim: os nossos pais. E, isto não é verdade, infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam, deixando-nos órfãos: proteção, carinho, motivação, amor, instrução e afeto. Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós: nossos irmãos, amigos e cônjuge.


Muitas pessoas tomam esse trem para um passeio. Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas no caminho. E no trem há, também, outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no trem de tal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe.


Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga fazer essa viagem separados deles, mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles. O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoa estará ocupando esse lugar.


Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, decepções, fantasias, descobertas, esperas, expectativas, embarques e desembarques. Sabemos que esse trem jamais volta.


Diante disto, façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e, provavelmente, precisaremos entender isso. Jamais acredite que as pessoas ao seu redor são perfeitas, todas têm um ponto fraco que necessita do molde do Espírito Santo. Somos cientes que fraquejamos algumas vezes e, certamente, alguém nos entenderá.


Nesta viagem de trem da vida, o grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos. Neste trem, vamos deixar nossos filhos viajando sozinhos e isto será muito triste. Separar-nos dos amigos que nele fizemos, do nosso cônjuge, será para nós dolorida esta despedida. Mas, como cristãos, nos agarramos na esperança de que, em algum momento, estaremos na estação principal, e teremos a emoção de vê-los chegar também com suas bagagens, que não tinham quando embarcaram. E o que nos deixará felizes é saber que, de alguma forma, colaboraremos para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.


Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem pessoas. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade...


Quem entrará? Quem sairá?


Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem, não só como a representação da morte, mas, também, como o término de uma história, de algo que duas ou mais pessoas construíram e que, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar.


Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós, têm a capacidade de reconstruir para recomeçar. 


Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o melhor de "todos os passageiros".


Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista
Foto: Save A Train / Divulgação




____________________

É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.